Full width home advertisement

Post Page Advertisement [Top]



Já tinha assistido ao spin-off de "Invocação do Mal", o morno "A Freira" e, quando me deparei com este, me veio à cabeça que poderia ser uma versão da freira Valak, só que de Taubaté. Estava enganado.

"A Maldição da Freira", filme irlandês lançado no ano passado, apesar de todos os clichês do gênero, consegue assustar os amantes do gênero.

O título original "The Devil Doorway" (algo como O Portal do Diabo), talvez funcionasse melhor.
Mas sabe como é, Brasil e seus títulos pitorescos que nada tem a ver com a produção, em alguns casos.

(Divulgação)

SINOPSE

No Outono de 1960, os padres Thomas Riley (Lalor Roddy) e John Thornton (Ciaran Flynn) são enviados pelo Vaticano a um asilo de Madalenas (lares destinados a mulheres orfãs, grávidas, prostitutas e doentes mentais) para investigar um suposto fenômeno milagroso, onde as estátuas da Virgem Maria choram sangue. 
O que eles não imaginam é que o local guarda mais segredos, entre eles uma jovem grávida e aparentemente, possuída por forças demoníacas. 

O primeiro ponto a se destacar sobre "A Maldição da Freira" é a fotografia. 
A edição de imagem foi tão bem trabalhada que até parece que estamos assistindo um filme rodado na década de 60! Seja pela imagem quanto pela sonoplastia, tudo é impecável.

Todo o mérito pode ser atribuído à diretora estreante Aislinn Clarke, que fez com que o filme mesmo tratando de um tema já batido, ganhasse um frescor.

Cena do filme (Divulgação)

Cheguei a ler muitas críticas sobre o uso do famigerado found footage, aquela filmagem que parece caseira. Aqui ele não foge à regra de muitas produções de terror, mas desta vez usadas a seu favor.
O uso do recurso foi fundamental para as cenas mais tensas.

A Madre Superiora (Helena Bereen) guarda segredos sobre o asilo

O elenco não tem nenhum nome conhecido, mas isso também não faz a menor diferença.
As interpretações são boas, e podem ser considerada até acima da média para filmes de terror, que geralmente traz atuações sofríveis. 

Engraçado como "A Maldição da Freira" não teve uma divulgação à sua altura. Uma pena, pois o filme é muito bem estruturado, e desenvolve bem a história por trás dos mistérios do lugar, além de ser muito superior ao "A Freira", derivado de Invocação do Mal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]