Post Page Advertisement [Top]


O dia das Crianças é amanhã e nós, que passamos a nossa infância nos anos 80 e 90 (melhor fase por sinal), não podemos deixar passar a data em branco. Aliás, já mudou a sua foto de perfil no Facebook? Eu já. E sei que a grande maioria que mantém este hábito por anos com certeza lembra de maneira saudosista a melhor fase da vida.
Pra comemorar da melhor maneira, separei alguns dos brinquedos mais emblemáticos daquela época.
Sei que o legal mesmo era brincar de pega pega, esconde esconde, e etc, e só parar quando a nossa mãe surgia no portão pra nos intimar a entrar pra casa (isso por volta das onze horas da noite, às vezes até mais), mas sempre rolava da gente chamar os amigos pra brincar em casa e ostentar com seus brinquedos novos!




AMOEBA: A gosma geralmente verde era a sensação das crianças e sempre rolava o desafio de qual criança mantinha a amoeba na mão sem deixar ela escorrer pelos dedos.


AQUAPLAY: Sonho de 9 entre 10 meninos da época. 


BANCO IMOBILIÁRIO: Era praticamente um treinamento aos futuros empresários. Tem adulto que até hoje curte este jogo de tabuleiro!


BATE BATE: O som que este brinquedo fazia era o terror dos pais. Quando uma das bolas batia em algum osso da mão, a dor era insuportável!


BOLINHA DE GUDE: Tinha de todos os tipos e tamanhos. O jogo sempre acabava em briga e choro quando os meninos jogavam apostando suas bolinhas - e perdiam.



BONECA CHUQUINHA (ESTRELA) - Boneca que vinha com aroma viciante. 


BONECO DOS CAVALEIROS DO ZODÍACO - Quando o anime japonês começou a ser exibido pela Manchete (Saudades, Manchete!), virou febre rapidamente.Era muita ostentação ter um boneco de algum personagem do desenho. Se tivesse todos, a criança já era considerada rica!


CACHORRO QUE DAVA CAMBALHOTA - Esse cachorro andava, latia e dava cambalhota.
Só que pra que tudo isso acontecesse, haja pilha alcalina!


BONECO BABY FAMÍLIA DINOSSAURO - Custava uma fortuna! Esse ainda falava! Meu sonho era ter um (nunca tive!)


BONECA XUXA - Tudo que envolvia o nome XUXA nos anos 80 e 90 era sinônimo de venda. Desde relógio, sandália com aroma (que sempre dava lugar ao chulé, por ser de borracha) que sempre vinha com brinde, tudo era sucesso entre as crianças daquela época. Também teve a sua versão Barbie, que vinha com as roupas que usava no "Xou da Xuxa".



BONECOS COMANDOS EM AÇÃO - Esse eu lembro pouco. Mas todos os meus amigos tinham pelo menos algum deles.



AMBULÃNCIA DO SR. SARATUDO - Mesmo tendo outra conotação, naquela época brincar de médico era possível com esse aí, lançado pela Estrela.


ESTRELINHA MÁGICA TURMA DA MÔNICA - Funcionava com uma espécie de lanterna. 
Acendia e ainda tocava música.


FLORES DANÇANTES (DANCIN FLOR) - Ao "ouvir" uma música, as flores começavam a se mexer, de acordo com o ritmo.


GELOUCOS -Era muito fácil a gente andar pelas ruas, ou torcer pra mãe compra Coca Cola pra juntar as tampinhas e trocar pelos Geloucos. Alguns eram fluorescentes.


GALINHA MAGGI - A galinha azul, mascote da marca Maggi na ápoca, também fez a alegria das crianças. Era um brinde promocional da Maggi a galinha que botava ovos.


BONECO FOFÃO - Uns amavam, outros tinham medo pela lenda urbana criada nos anos 80 de que o boneco guardava um punhal escondido na espuma do corpo.


FOFOLETE - Bonecas minúsculas que vinha em caixas do tamanho de uma caixa de fósforo.



Esse eu lembro que tinha seus cabelos feitos de borracha, mas não me recordo o nome.


CUBO MÁGICO - Sensação dos anos 80, o cubo mágico virou praticamente o símbolo daquela década (junto com o Genius). Impossível não ver um e automaticamente associar aos anos 80.


GENIUS - Era um jogo da memória, que consistia em acompanhar a ordem em que as luzes piscavam. 


IÔ IÔ  REFIRGERANTE - Os Iôiôs eram sensação também, e rolava campeonato. Tinha até uma forma de emaranhar a corda enquanto ela girava (mas eu nunca consegui fazer aquilo!).
A Coca Cola lançou uma versão que acendia luz enquanto ele girava.


LANGO LANGO - Esse era nosso UFC da época, quando juntavam dois bonecos Lango Lango pra se digladiar através de socos.


JOGO DA VIDA - Mais um jogo de tabuleiro que era febre. Passávamos horas brincando com ele.
Pena que muita gente não conseguiu ser tão bem sucedido na vida real como real nesse jogo.


LEÕES DO KINDER OVO - Kinder Ovo era famoso não pelo chocolate, mas sim pelo brinde que trazia. Lançou inúmeras coleções, entre elas a dos leões da foto.


LEGO -  A gente colocava nossa criatividade pra funcionar quando ganhávamos o balde de peças do Lego.



BONECO SOLDADO QUE RASTEJAVA- Era bem comum encontrar algum amigo ou conhecido que tinha esse boneco. Rastejava e a metralhadora fazia barulho.


MENINA FLOR - A Boneca vinha em formato de vaso, mas quando virada do avesso, se transformava numa boneca de pano.


LU PATINADORA - A Boneca que patinava também foi sensação nos anos 90.

LOUSA MÁGICA - Era boa pra desenhar até ficar velha. Depois você passava o lápis e o desenho não aparecia.


MICROFONE DA XUXA - Mais um oriundo do "Xou da Xuxa", que tinha o microfone personalizado e que virou brinquedo. Esse acendia a luz do nariz.


MINI GAME - O Game Boy dos pobres, vinha com 118 jogos. Mentira, os jogos se repetiam, ou àz vezes só vinha com grau de dificuldade diferente, mas era o mesmo jogo.


MACACO MURFY - Quando você apertava a barriga do gorila, ela fazia um som. Mas não tinha nada a ver com o som do macaco de verdade.


BONECA MORANGUINHO - Mais uma boneca com aroma viciante.


MOLA COLORIDA - Tinha cada brinquedo sem graça e que a gente se divertia. A molda colorida era um deles. As meninas costumavam usar como pulseira.


MINI GARRAFAS COCA COLA - Eram garrafinhas de vidro (!), com um líquido de origem desconhecida, e que toda criança achava que era refrigerante de verdade.


PEQUENO ARQUITETO - A gente podia criar casas térreas, prédios, torres, e o que fosse possível com essas peças de madeira.


JOGO DA PESCARIA OU PESCA PEIXE - Mini Varas e peixes que giravam, enquanto abriam e fechavam a boca. O desafio era pescar o maior número de peixes. Quem tivesse o maior número de peixes no final, vencia a brincadeira.


PEGA VARETA - A gente já começava a tremer só de saber que o desafio era justamente pegar o maior números de varetas sem mexer as outras. Quem pegasse a última vareta, era o ganhador.


PENSE BEM - O brinquedo da Tec Toy foi um precursor do computador, e trazia um display onde você teria que resolver problemas em um Manual que acompanhava o aparelho. Meu sonho!


MEU PRIMEIRO GRADIENTE - Um Gravador que você podia sair entrevistando todo mundo, e registrava numa fita K-7. Sempre quis um!


POGOBOL - Difícil era conseguir se equilibrar! Mas uma vez que conseguira, saía por aí pulando sobre ele!


PLAYMOBIL - Bonecos que costumávamos brincar com as casas e carros que criávamos com o Lego, O Playmobil teve várias coleções.


PIÃO - Tinha uns que ficava um tempão girando sem parar! Nunca consegui... #xatiado


PIROCÓTERO - Os cabos de pirulitos tinham a função de virar esse brinquedo que era a nossa alegria.Vinha com uma hélice e ao girar usando as mãos, saía voando alto!




PULA MACACO - Usando o trampolim, quanto mais macacos ficassem pendurados, mais bananas você juntava.  


PULA PIRATA - Nesse jogo, cadas participante tinha chance de espetar o barril e torcer pra que o pirata não pulasse dele. Caso isso acontecesse, você estava fora!


QUEBRA GELO - O Martelo era usado pra ir descartando cubos de gelo, sem deixar o urso cair. Pura estratégia.


TAMAGOCHI OU BICHINHO VIRTUAL - Febre! Hoje invetaram o POU, mas a gente gostava mesmo era de pendurar o troço no pescoço, e cuidar do nosso mascote. As funões ream praticamente as mesmas: dar banho , alimentá-lo...caso contrário, o bicho pixelado morria.


TAZO - O nosso nível de soja devia ser altíssimo, de tanto salgadinho da Elma Chips a gente comia, só pra poder juntar os Tazos. Lembro muitos dos tazos do Máskara e do Looney Tunes. Alguns em 3D.


WAR - Esse também dispensa comentários.. Envolvia muita estratégia, e o foco era conseguir conquistar o maior número de territórios do planeta. 


VAI VEM - Mais um joguinho bobo, mas que a gente se divertia. No caso de não ter dinheiro pra compar um, a gente improvisava emendando uma garrafa pet na outra e abria e fechava usando barbante! 


As professoras adoravam! Toda criança já teve aula de artes na escola criando a versão sustentável do Vai Vem.

É quase infinta a lista de brinquedos da nossa geração, e que talvez apareça em outra lista de Dia das Crianças.
E me diz, qual foi o brinquedo que marcou sua infância? Deixa aí nos comentários.
FELIZ DIA DAS CRIANÇAS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]