Há exatos 30 anos, estreava na Globo um dos programas que marcaram a infância da maioria das crianças daquela época, e que até hoje é lembrado como sinônimo de infância dos anos 80 e 90.
O "Xou da Xuxa" estreou no dia 30 de Junho de 1986 como a aposta da Globo para derrotar o palhaço Bozo, que era exibido no SBT e era líder de audiência.
Xuxa já era conhecida do público pela carreira de modelo e por ser apresentadora do "Clube da Criança" da TV Manchete, sem imaginar que a sua mudança de emissora a tornaria a eterna "Rainha dos Baixinhos".
Xuxa foi contratada pela Globo em fevereiro de 1986, e sua estreia era prevista pra Abril.
Porém alguns imprevistos fizeram a estreia ser adiada.
Um deles foi o cenário: A ideia original era que o cenário fosse similar ao do "Clube", mas sem crianças no palco.
Xuxa não aprovou. O cenário então foi refeito, com a assinatura de Maurício de Souza, onde finalmente a famosa nave espacial foi incluída e virou sinônimo do programa. Era dela aliás que a apresentadora surgia todas as manhãs e que no início nem era o destaque do cenário.
O programa finalmente foi ao ar em junho. Graças ao Youtube, o registro do primeiro programa está lá pra todo mundo ver:
O "Xou da Xuxa" era repleto de brincadeiras, atrações musicais e durante as 4 horas de exibição também eram exibidos desenhos.
A ABERTURA
A Primeira abertura do programa trazia Xuxa com as crianças , e sua cartola mágica:
A segunda trazia imagens de crianças enquanto a silhueta de Xuxa rolava na tela:
A terceira, Xuxa brincava com as crianças no espaço:
A quarta e última (a minha preferida), Xuxa foi transformada em desenho animado e a bordo de sua nave viajava pelo mundo até aterrissar no seu Xou.
PRODUTO TIPO EXPORTAÇÃO
Devido o sucesso do programa, o formato foi lançado em versões internacionais.
"El Show de Xuxa" estrou na emissora argentina Telefe, seguindo os mesmos moldes da versão brasileira.
Foi um fenômeno na TV argentina, tanto que Xuxa é muito querida pelos "hermanos" devido ao programa, exibido entre 91 e 93.
OS DISCOS DO "XOU DA XUXA"
Durante a exibição do "Xou da Xuxa", foram lançados 7 álbuns, todos com grande vendagem.
Um em especial, o "Xou da Xuxa 3" entrou para o Guiness Book como o segundo disco mais vendido da história do Brasil, sucedido apenas pelo "Músicas para Louvar o Senhor (1998)" do Padre Marcelo Rossi. Mas ainda assim, é a maior vendagem de disco de uma artista feminina. Isso é possível constatar: toda festa de criança tinha esse disco como trilha sonora! (isso eu me lembro bem).
O ÚLTIMO XOU
O último "Xou da Xuxa" aconteceu em 31 de Dezembro de 1992, mas está vivo na lembrança de todos que acompanharam um dos melhores programas infantis da nossa geração.
Depois dele, Xuxa lançou outros programas como o "Xuxa Park", que era uma "versão crescidinha" do "Xou da Xuxa", e outros já voltados para a família, como o "Planeta Xuxa".
Algo mais próximo do que fazia no "Xou" é o projeto "Xuxa Só Para Baixinhos", um dos mais bem sucedidos projetos da carreira de Xuxa, após a mudança de público, mas sempre preocupada em fazer algo voltado para aqueles que a consagraram.
Não há como negar, só quem viveu a fase do "Xou da Xuxa" sabe da importância do programa na infância de muitos trintões por aí.
Nenhum comentário:
Postar um comentário