Costume adotado pelos estúdios que as produzem, as séries tem o seu fim anunciado antes da exibição da temporada final.
O que não aconteceu com a série de John Logan, que disse em entrevistas que durante as filmagens da segunda temporada, notou que teria que dar fim a saga de Vanessa Ives na temporada seguinte.
O final repentino de "Penny Dreadful" pegou todos os fãs de surpresa. O interessante foi assistir ao último episódio já sabendo do cancelamento, pra perceber que ele já tinha cara de despedida permanente. Talvez os que tenham assistido o episódio após o anúncio do fim tenham tido a mesma impressão.
Outra coisa que me causou estranhamento foi a agilidade (pra não dizer superficialidade) dos acontecimento desse episódio, como se tivessem pressa em contar tudo em tão pouco tempo.
Seria ideal se tivesse um décimo episódio para os desfechos mais decentes.
ATENÇÃO AO (LEVE) SPOILER
Detesto dar spoiler, mas vou tentar resumir aqui os desfechos dos personagens principais, sem contar o que aconteceu com cada um deles:
A luta de Vanessa Ives contra as trevas parece ter sido em vão;
O monstro Sr. criado por Victor tinha uma história tão rica, pouco explorada durante as temporadas. Aí preferiram fazer um resumão e contar tudo nos últimos episódios;
Ethan teve até um destaque nesta temporada, mas também teve uma história fora de Londres, que também não teve seu merecido reconhecimento, e um desfecho corrido;
Lily, a "noiva de Frankenstein" se juntou a Dorian Gray na segunda temporada, mas morreu ali. Outra personagem que tinha história paralela só mencionada no final;
Sr. Malcom iniciou a história em busca da sua filha Mina, que havia desaparecido e nunca a encontraram. Em algum momento da série, a história se perdeu (ou passou e eu não percebi) e o papel de Timothy Dalton perdeu importância;
As opiniões sobre o fim de "Penny Dreadful" se dividem pela internet. Muitos dizem que a série terminou no momento certo, e outros (assim como eu) discordam, achando que a série poderia seguir com o enredo, incluindo outros personagens na história, ou explorando um pouco mais o passado dos que já estavam inseridos.
A verdade é que estamos mais habituados a ver as séries terminarem quando a história já está arrastada, com enredo sem pé nem cabeça ou fugindo do propósito original.
É sofrido ver uma série que curtimos tanto, ter o seu fim decretado quando a história ainda parece estar no auge.
Quem ainda não assistiu , assista e depois comenta o que achou.
E pra quem já assistiu e hoje já fala de "Penny Dreadful" em tom saudosista e com lágrimas nos olhos, só resta torcer pra que John Logan nos presenteie com uma nova temporada ou até mesmo spin-off com algumas personagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário