Dá pra imaginar que "Ray Of Light" faz 20 anos?
![]() |
Madonna em cena de "Ray Of Light" |
Em 22 de Fevereiro de 1998, Madonna lançava um dos melhores (senão o melhor) álbum da sua carreira.
Lá em 1994, Madonna lançou o álbum de inéditas Bedtime Stories, e no ano seguinte a coletânea de baladas Something to Remember, dando início a uma pausa na carreira musical a partir dali.
Em 97, a cantora deu início aos trabalhos do novo álbum de estúdio, juntamente com os produtores Babyface e Patrick Leonard.
Só que algo desandou na parceria, fazendo com que houvesse uma dança das cadeiras.
Sai Babyface, e no seu lugar, foi escalado o produtor inglês William Orbit.
As gravações aconteceram entre Julho e Dezembro de 1997 na Califórnia.
ÁLBUM QUASE TEVE OUTRO NOME
Madonna cogitou intitular o seu novo disco de "Mantra", pois considerava "um título muito legal".
Mas logo desistiu da ideia, seguindo a tradição de que todos os seus álbuns levavam o nome de uma faixa. Então optou por "Ray of Light".
Com a gravação de Ray of Light finalizada, Madonna escalou o fotógrafo Mario Testino para trabalhar na arte do álbum.
![]() |
Capa do álbum "Ray Of Light"(Reprodução) |
LANÇAMENTO FORA DOS ESTADOS UNIDOS
Madonna fugiu à regra e lançou Ray Of Light em 22 de Fevereiro de 1998... no Japão!
O lançamento no país asiático ainda trouxe uma faixa extra, chamada "Has To Be".
Em 2 de Março, o disco foi lançado no Reino Unido e na Nova Zelândia, chegando em território norte-americano só no dia seguinte.
FAIXAS DO ÁLBUM
"Drowned World/Substitute for Love"
Faixa de abertura do álbum e seu terceiro single, "Drowned World/Substitute for Love" é uma balada de andamento lento que apresenta influências dos estilos jungle, drum and bass e trip hop. Seu título é inspirado pelo livro de ficção científica pós-apocalíptica The Drowned World (1962), escrito por J.G. Ballard.
"Swin"
A obra seguinte, "Swin", possui um tom espiritual. Nela, Madonna canta: "Nade até o fundo do oceano / Para que nós possamos recomeçar / Nos livrar de todos os nossos pecados / Atingir outro litoral".
"Ray Of Light"
Segue-se a faixa homônima, lançada como segundo foco promocional do disco, que é uma canção derivada do EDM e possui fortes tendências do techno, além de ser influenciada por gêneros como disco, trance e eurodance. Uma música "sonoramente progressiva", também incorpora elementos do rock, com um riff de guitarra elétrica sendo proeminente em sua composição. A melodia contém vários efeitos sonoros, incluindo assobios, sinos e bipes.
"Candy Perfurme Girl"
"Candy Perfurme Girl" tem uma introdução grunge e mistura bipes pós-modernos e batidas com acordes antiquados de guitarra elétrica.
"Skin"
No tema seguinte, "Skin", Madonna canta "Eu lhe conheço de algum lugar?" em uma voz de anseio por cima de batidas de uma orquestra eletrônica.
"Nothing Really Matters"
A sexta canção, "Nothing Really Matters", é um número dance de ritmo acelerado que contém influências do techno.
"Sky Fits Heaven"
"Sky Fits Heaven" foca-se nos estudos espirituais de Madonna e em sua filha Lourdes Maria, tendo linhas como "O céu se encaixa no paraíso, então voe / Isso é o que o profeta me disse / A criança se encaixa a sua mãe, então abrace firme seu bebê / Isso é o que o meu futuro pode ver". Partes das letras são retiradas do poema What Fits? de Max Blagg, usado em anúncio de 1993 da Gap Inc.
"Shanti/Ashtangi"
"Shanti/Ashtangi" é uma oração em sânscrito e uma canção techno com um andamento rápido, sendo interpretada pela vocalista com um sotaque indiano sobre um ritmo dance. Nela, a artista canta a versão adaptada de Shankaracharya inteiramente em sânscrito, com versos como "Eu venero o guru do pé de lótus / No despertar da felicidade da auto-revelação".
"Frozen"
"Frozen", nona faixa e primeiro single do álbum, é uma balada eletrônica de andamento médio que contém um som em camadas reforçado por sintetizadores e cordas, qualidades da música ambiente, um ritmo dance moderado durante o refrão e batidas influenciadas pelo techno perto do fim. Ao longo da canção, os vocais da intérprete não apresentam vibrato, e foram comparados com os usados na música medieval. Liricamente, trata de um homem frio e sem emoções; contudo, subtextos foram notados. De acordo com o autor Freya Jarman-Ivens, letras como "Você fica congelado quando seu coração não está aberto" refletem uma paleta artística, "englobando diversos estilos musicais, textuais e visuais".
"The Power of Good-Bye"
Lançada como a quarta faixa de trabalho do projeto, "The Power of Good-Bye" é uma balada emocional cuja letra medita sobre a perda e a saudade.
"To Have and Not to Hold"
"To Have and Not to Hold" fala sobre um amante distante e "Little Star" trata de Lourdes Maria. Ambas são superficialmente vibrantes, mas com uma sutileza subjacente e arranjos restritos prevalecentes.
"Mer Girl"
Número final da edição padrão, "Mer Girl" é uma meditação surreal da mortalidade e da morte da mãe de Madonna; nela, ela canta "E eu cheirei sua carne queimando / Seus ossos apodrecendo, sua decadência / Eu corri e corri / Ainda estou correndo".
"Has to Be"
Incluída como música bônus na edição japonesa de Ray of Light, "Has to Be" fala dos desejos da cantora de ter um parceiro ou um companheiro de alma.
(Resenha das faixas extraídas do Wikipédia).
O álbum trouxe uma sonoridade totalmente distinta do que Madonna estava habituada a lançar.
Nunca havia se ouvido a cantora tão envolvida com a música eletrônica como neste álbum.
GANHADOR DE GRAMMY
Madonna foi premiada na edição de 99 do Grammy na categoria "Best Pop Vocal Album" e "Melhor Pacote de Gravação".
Ainda naquele ano, levou o astronauta do MTV VMA na categoria de "Vídeo do Ano", a principal categoria da premiação, pelo clipe de Frozen.
Madonna também se apresentou no palco do VMA:
Ray Of Light, sem sombra de dúvida, é um dos melhores álbuns da Madonna, e um divisor de águas na sua carreira.
É um álbum para apreciação, não chega a ser um disco dançante (com exceção da faixa título e de Nothing Really Matters).
Não vou ser injusto de escolher uma faixa como a melhor, porque nesse caso é impossível.
É pra ouvir no looping infinito!
Nenhum comentário:
Postar um comentário